As férias podem até ser um sonho para algumas pessoas, mas para quem tem filho em casa, é um grande exercício da criatividade. Manter essa criançada cheia de energia distraída não é tarefa simples e por isso, temos que colocar boas ideias em prática. Para auxiliar os pais a fazerem brincadeiras simples com seus pequenos em casa, trouxemos brincadeiras para tornar as férias um período divertido para todos. Vamos lá?
Teatro de fantoches
A primeira ideia é o teatro de fantoches e o mais legal sobre essa brincadeira é que ela é cheia de etapas. Em primeiro lugar, os pequenos precisam confeccionar os fantoches e você pode usar pedaços de pano, caixas de leite, meias e até palitos de picolé.
Feitos os fantoches, é hora de criar o teatro. Você pode usar tudo que for de material escolar que sobrou ou até que estava esquecido no armário. Use uma caixa de sapato, uma caixa de papelão ou construa uma estrutura usando pedaços de madeira.
Com essa etapa concluída, é hora de pensar na história, A família pode criar a história junta e até incluir umas musiquinhas no meio do roteiro. O melhor é que as crianças podem usar o material para brincar sozinhas depois ou simplesmente assistir aos pais contando uma historinha.
Caça ao tesouro
A caça ao tesouro é muito legal para ensinar as crianças a pensar e a gastar energias. E o mais legal dessa brincadeira é que ela tem um custo muito acessível e uma finalidade bacana.
Você pode esconder alguns doces pela casa e deixar dicas dentro de potes, garrafas e gavetas. As crianças precisam desvendar as dicas para saber onde estão os tesouros.
Você também pode incluir perguntas que fazem parte do cotidiano escolar dos pequenos, por exemplo “O tesouro está perto de um ser vivo que faz a fotossíntese”, assim, as crianças vão procurar os doces perto das plantas e ainda exercitam os conhecimentos.
Karaokê
E que tal fazer uma noite de karaokê? Essa também é uma ideia que pode envolver alguns processos e tomar um bom tempo das crianças, deixando as concentradas em pequenas tarefa.
A primeira tarefa pode começar desde cedo, que seria a confecção dos microfones. Toda a criatividade pode sedr usada nesse ponto e os pais também pode participar.
Depois, os pequenos podem preparar pipoca, sanduíche e brigadeiro para comer enquanto assistem as apresentações musicais. Ainda é possível investir em algumas decorações, como balões e fitinhas.